Seja bem-vindo ao Parqueiros Anônimos!

Kings Island começa a se preparar para o inverno - conheça mais sobre as rotinas de manutenção!


Diferente dos parques do Brasil, vários parques ao redor do mundo precisam se preparar para o rigoroso inverno que está por vir, um exemplo disto, é o Kings Island, localizado em Mason no estado de Ohio - EUA. Lá, os parques fecham para a temporada de inverno, devido ao extremo frio e claro, a neve. E então você deve estar se perguntando, o que acontece no parque enquanto ele fica fechado? A resposta é simples, muito trabalho, principalmente da equipe de manutenção.

Anualmente, todos os parques de diversão passam por uma inspeção e manutenção intensa, por órgãos internacionais para fiscalizar e garantir a segurança de todos. Aproveitando a temporada de inverno, grande parte dos parques começa a planejar suas rotinas de manutenção para todas as atrações.

Nesta semana, o Kings Island divulgou um vídeo dando início a este processo. O vídeo mostra os trens de algumas das montanhas-russas do parque sendo retirados com o auxílio de guindastes. Mas por que são retirados e pra onde levam? Muito simples também, para manutenção (palavra-chave desta matéria). Os trens de todas as montanhas-russas do parque são levados para os galpões do parque, onde a equipe de manutenção do parque e algumas terceirizadas entram em ação.


Todos os trens são inspecionados e todo o sistema elétrico, sistema de travamento, relés, engrenagens, rodas, assentos, suportes, parafusos, dentre outros, são checados, testados e até mesmo, trocados. Já as demais atrações, que não tem como serem removidas, também passam por rotinas de manutenção e testes para garantir que tudo esteja nos conformes para a próxima temporada.

Funcionário do Kings Island, removendo o excesso de neve nos trilhos da montanha-russa para evitar o sobrepeso e futuros danos
A manutenção preventiva é um ponto crucial e muito valorizado pelos parque e órgãos fiscalizadores, pois com ela, é que os parque previnem qualquer tipo de problema ou dano que possa ocorrer em qualquer brinquedo ou atração.  Já no Brasil, como não temos um inverno tão rigoroso, os parques aproveitam os dias da semana para realizarem suas rotinas de manutenção. Por exemplo o Hopi Hari, que durante o ano todo, nos dias da semana em que está fechado, realiza os testes, rotinas e trocas necessárias.

No geral, todos os parques possuem seus critérios de avaliação e planejamento das rotinas de manutenção, principalmente de como e quando vão aplicá-las. Um fato que devemos compreender é que o setor de manutenção é o mais delicado e inesperado possível de toda a infraestrutura do parque. Por mais que todas as prevenções e medidas sejam tomadas, tudo tem um tempo de vida útil, e claro, falhas sempre podem acontecer, então, as vezes é melhor encontrarmos atrações fechadas, por reais motivos de segurança, do que essas atrações estivessem abertas, colocando em risco a vida dos visitantes.
Kings Island começa a se preparar para o inverno - conheça mais sobre as rotinas de manutenção! Kings Island começa a se preparar para o inverno - conheça mais sobre as rotinas de manutenção! Reviewed by Vitor Palma on segunda-feira, novembro 10, 2014 Rating: 5

Você também pode gostar:

Tecnologia do Blogger.