Seja bem-vindo ao Parqueiros Anônimos!

ESPECIAL "Disney's Haunted Houses" - Disneyland Haunted Mansion


“Quando dobradiças rangem em câmaras sem portas e sons estranhos e assustadores ecoam pelos corredores, onde candelabros piscam e o ar é mortal, esse é o momento em que os fantasmas estão presentes, praticando o terror com prazer macabro!”Essa é a The Haunted Mansion.

Considerada uma das atrações mais clássicas e adoradas de todos os resorts, as mansões assombradas dos parques Disney têm histórias peculiares em cada um de seus tijolos.

THE HAUNTED MANSION - DISNEYLAND

Originalmente concebida em 1950 pelo próprio Walt Disney, a primeira mansão, a da Disneyland, na Califórnia, seria bem diferente do que é hoje. A sua arte original era designada para uma área rural e seria construída no final da Main Street, a avenida principal do parque, onde passaria por um caminho tortuoso até a sua porta de entrada. Depois de anos de discussão, Walt Disney, junto aos Imagineers do projeto, decidiu em pô-la na New Orleans Square.

O design da mansão também passou por diversas mudanças desde o lançamento do seu conceito até o dia da sua inauguração, em 9 de agosto de 1969. Imagineers queriam que a faixada da mansão fosse fiel a de mansões assombradas, com aparência velha e assustadora desde os portões, mas o próprio Disney discordou da ideia e afirmou: “Se os fantasmas irão cuidar da parte de dentro, nós iremos cuidar da parte de fora”, deixando a área externa da mansão com uma típica aparência de casas de Nova Orleans. Apesar desse cuidado com a arquitetura, a fila da atração passa por um jardim onde é possível notar lápides de animais já falecidos.
           
Ao entrar na mansão, tudo muda drasticamente. O dia vira noite, não existe mais energia elétrica. Tudo é a base de velas e lustres. Mordomos e serviçais guiam os visitantes até uma sala que depois de ficar totalmente no breu por alguns segundos, se mostra sem portas de saídas, apenas paredes e alguns quadros em sua volta.

“Nosso passeio começa aqui nesta galeria, onde você vê as pinturas de alguns dos nossos clientes como eles eram em seu estado corruptível, mortal.” Introduz o anfitrião fantasma, quando de repente o teto do salão começa a subir e as pinturas revelam uma versão estendida delas mesmas, tornando o conceito da arte mais assustador. “Esta sala assombrada está realmente a esticar? Ou é a sua imaginação? E considerarem esta observação desanimadora: Esta câmara não tem janelas ou portas, O que lhe oferece este desafio assustador: encontrar uma saída! ...Mas claro, há sempre o meu caminho.”

Após uma breve escuridão, uma das paredes do salão se torna uma porta que levará os visitantes até a estação de embarque da atração. Até chegar aos assentos, as pessoas passam por um corredor com mais quadros e janelas que mostram um verdadeiro dilúvio do lado externo da casa, com muita chuva e trovões. A cada flash de luz dos raios, é possível notar que as pinturas mudam de forma, mostrando um retrato ainda mais tenebroso dos originais.

Então, depois dos visitantes se acomodarem em duplas, o passeio começa. Os assentos giram em torno do próprio eixo para que nenhum detalhe passe despercebido, junto a uma narração simultânea a cada ação da atração. O anfitrião conta a história de cada cômodo da mansão, desde os corredores infinitos, passando por portas que “respiram”, uma festa fantasma e um musical de mortos e lápides em meio ao jardim numa noite de luar.


CURIOSIDADES:

    - A formato dos salões de entrada da atração, onde os visitantes são encaminhados para a “câmera que estica”, formam um “Hidden Mickey”

- Desde 2001, durante as datas comemorativas do final do ano a partir do Halloween (31 de outubro) até alguns dias após o ano novo (geralmente até 10 de janeiro), a The Haunted Mansion é completamente repaginada com o tema do filme “The Nightmare Before Christmas”, “O Estranho Mundo de Jack” como é conhecido no Brasil, do renomado diretor Tim Burton. A re-tematização da atração é diferente todos os anos, para que os Imagineers estejam sempre praticando a criatividade. O filme mostra a história de Jack, o rei do Halloween, exausto de sua função, adentrando no mundo do Natal e criando o maior caos ao tentar substituir o Papai Noel.

- Na edição de colecionador do DVD do filme "O Estranho Mundo de Jack", há nos bônus duas matérias sobre o especial de feriado da The Haunted Mansion, um mostrando a atração como se você estivesse mesmo nela, e outro explicando o processo de criação da re-tematização.

- O lema da atração já foi “999 fantasmas, mas há sempre quarto para mais um”.


- O quarto do fantasma de número 1000 foi leiloado no ebay para um homem chamado Joey por US$ 37.000 (cerca de R$80.000). Uma lápide foi criada e colocada no hall de saída da atração com o nome do comprador junto com as lápides que tem os nomes do Imagineers da atração. O dinheiro arrecadado foi doado para uma instituição de caridade em Anaheim, cidade em que a Disneyland está localizada.

- A The Haunted Mansion foi posta na New Orleans Square porque a cidade de Nova Orleans, nos Estados Unidos, é a mais assombrada do país. A área só foi construída para abrigar a mansão, já que antes não havia grandes motivos para ela existir.

- Os salões que são vistos na atração não estão literalmente dentro da mansão. Atrás da casa principal há um grande prédio que consiste toda a atração, que é escondido por um conjunto de árvores e pequenas montanhas envolta da atração. Esse jogo de paisagismo e arquitetura é o grande segredo da maioria das atrações da Disney, como a Splash Mountain, Expedition Everest e Pirates of the Caribean.

    - Existe um vídeo na internet em que é possível ver um “espiríto” rondando a casa durante a noite, enquanto o parque estava fechado. Especialistas não souberam dizer se o vídeo era verdadeiro ou falso, mas rumores afirmam que possa ser o fantasma do próprio Walt Disney.


    POV

          


Layout da The Haunted Masion,
poderá notar o Hidden Mickey no final da imagem


 TEXTO: Eduardo Linhares
ESPECIAL "Disney's Haunted Houses" - Disneyland Haunted Mansion ESPECIAL "Disney's Haunted Houses" - Disneyland Haunted Mansion Reviewed by Eduardo Linhares on quinta-feira, abril 17, 2014 Rating: 5

Você também pode gostar:

Tecnologia do Blogger.